Empreendedorismo Social - Chalet 12

Por Rui Jorge, Mentor do CHALET12

Empreendedores Sociais: Changemakers Sociais com impacto local e global 

O empreendedor social é um inovador e um transformador social, ao induzir a mudança aos mais diversos níveis sociais e ambientais. Ele deteta um problema social, ao qual a abordagem económica tradicional não dá resposta, e via uma nova combinação de pessoas e recursos, associada ou não a novos processos e tecnologias, cria um produto ou serviço que contribui para o resolver de forma sustentável, num contexto de mercado local ou global.

Por isso, pode afirmar-se que os empreendedores sociais são verdadeiros Changemakers Sociais criadores de valor eminentemente público, por ampliarem o “espaço público” dos cidadãos em situação de exclusão e risco, ao gerarem bens ou serviços que melhoram a condição de vida das pessoas envolvidas e beneficiadas.

Contudo, o empreendedor social tem um propósito superior: ser não apenas um changemaker, mas um influenciador e “recrutador” em massa de outros changemakers sociais com impacto local e global.

A nós, empresários mais ou menos comuns, compete-nos acelerar o emergir de Changemakers Sociais. Para o efeito, basta contribuirmos ativamente para a divulgação destes projetos, amplificando a sua existência e propósito junto dos públicos que impactamos, e envolvermo-nos sempre que possível no desenvolvimento dos mesmos.

Neste sentido, o Chalet12 vai dedicar o 1º Ciclo da sua nova temporada de Open Talks ao tema do Empreendedorismo Social, na vertente da inclusão. Dois projetos de grande sucesso virão partilhar a sua experiência e visão sobre o tema – nos dias 17 e 31 de Outubro – em 2 Open Talks dedicadas:

o JUDO TOTAL, na área do desporto, integra atletas com vários níveis de incapacidade e com presença no Judo Paralímpico https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/judo-muda-vida-a-jovem-ego?ref=Mais%20Sobre_BlocoMaisSobre

e o MEZZE, um projeto gastronómico concretizado num restaurante de reconhecida qualidade, dedica- à integração de refugiados sírios e do médio oriente https://www.publico.pt/2017/09/15/local/noticia/o-mezze-tem-saudade-e-recomeco-servidos-num-prato-sirio-1785464