- Chalet 12

2 de FEVEREIRO de 2019

“STORYTELLING”

Com VIRGÍLIO VARELA

“Todos somos contadores de histórias. Todos vivemos numa rede de histórias.
Não existe uma ligação mais forte entre as pessoas que contar histórias.” Jimmy Nell Smith,

Director of the International Storytelling Center

ENQUADRAMENTO: Quando apresentamos novos produtos ou ideias de negócio e usamos as
técnicas do Storytelling, tornamos a mensagem mais acessível, com maior probabilidade de envolver a nossa audiência e de sermos apoiados por ela. Uma boa história provoca mudanças químicas importantes no nosso cérebro.
A amígdala liberta dopamina, o neurotransmissor que nos dá a sensação de prazer e permite que a informação seja processada e memorizada. Segundo o historiador e filósofo Yuval Harari, é a nossa capacidade de imaginar histórias e acreditar nelas, que nos permite comunicar a uma escala global. No mundo dos negócios, a nossa habilidade para contar histórias permite que muitas ideias de negócio fiquem, durante muito tempo, na mente das pessoas. As histórias contadas por Alexandre o Grande, Steve Jobs ou Elon Musk originaram produtos e conceitos que ainda hoje têm um papel
importante nas nossas vidas.

OBJETIVOS:
Neste workshop, pretende-se que cada participante:
• Conheça a importância e os benefícios do storytelling no contexto das empresas;
• Reconheça as competências que já tem de contar histórias;
• Assimile os fundamentos do Storytelling;
• Descubra exemplos práticos de uso do storytelling em apresentações e Pitch;
• Compreenda o que é uma boa estrutura de Storytelling e Pitch;
• Aprenda como utilizar a linguagem corporal para comunicar de forma eficaz;
• Perca o medo de errar e ganhe confiança nas apresentações de projetos e ideias;
• Entenda como conectar-se com audiência de forma eficaz;
• Coloque em prática as várias ferramentas do Storytelling.

PROGRAMA:
1. Introdução ao Storytelling:
– Porque é importante o Storytelling? Todos somos Storytellers.
– O que é uma boa estrutura de Storytelling? Técnicas de Storytelling.
2. Storytelling e Pitch
– O que é um Pitch e porque fazemos um Pitch a todo o tempo. – Estudos de caso de histórias eficazes em contexto de negócios.
3. A importância da linguagem corporal
– O que pode correr mal? Como conectar com a audiência. O poder da visualização.
4. Apresentações
– Timing, metáforas, humor, ênfase e ritmo.
– Praticar dar e receber feedback de forma eficaz.

DATA E HORÁRIO
• 09h30 – 13h00 | 14h30 – 17h30

PREÇO: 180,00€ (IVA incluído à taxa legal em vigor 23%)

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